Área de contabilidade é procurada por brasileiros que vão morar na Itália

profissionais mais procurados na italia

O profissional que possui a formação em ciências contábeis no Brasil e decide morar na Itália tem grande possibilidade de trabalhar na área dele em pouco tempo. O primeiro passo que deve cumprir é enviar a documentação necessária, diploma, grade curricular e fazer a declaração de valor in loco no consulado italiano referente à sua residência. O consulado analisará e dará a declaração de valor.

Com este em mãos, deve buscar uma universidade com grade curricular semelhante com a sua e, com isso, cursará somente um curso que se chama ragioneria. Seria uma adaptação para a parte contábil fiscal da Itália. Logo, é uma das profissões que precisam de pouco tempo para se concluir esta formação e já estar em atividade. Vale destacar que é fundamental inclusive para participar deste curso e trabalhar na área a fluência no idioma italiano.

Com esta adaptação na área, é possível começar a trabalhar. Porém, para ter um escritório contábil (Studio Commercialista) próprio, precisa ter experiência de 3 anos trabalhando em Escritório contábil e prestar um exame profissional. Também pode trabalhar em empresas privadas na área contábil, fiscal e RH da empresa.  É uma área muito vasta de oportunidades de trabalho.

A maioria dos brasileiros tem muita dificuldade em entender como declarar imposto de renda e como um contador brasileiro, cidadão italiano poderá ter muitos clientes da comunidade Brasileira. Com formação no Brasil, já tem um bom caminho percorrido para exercer a carreira e ter sucesso na Itália. Mas isto é possível com a cidadania italiana.

A forma mais simples para os descendentes é fazer o reconhecimento da cidadania italiana. Para ser reconhecido cidadão italiano deve ter um ascendente italiano e, desta forma, segundo a legislação italiana, se tem um italiano como Dante Causa você nasceu italiano, basta provar.

Existe alguns impedimentos, algumas restrições na legislação mas essa é a base. Realize o reconhecimento da cidadania italiana, fazendo de forma judicial, enquanto sai o seu reconhecimento, aprenda o italiano, organize e programe sua mudança. Para reconhecer as provas são certidões de nascimento, casamento e óbito dos envolvidos na sua linha de ascendência até chegar no italiano. Estas certidões serão traduzidas e apostiladas pela corte de Haia, além de um certificado negativo de naturalização.

A média salarial de um contador que trabalha em empresas gira em torno de 2.250 euros, isto depende de muitos fatores, desde carga horária, área de atuação e grau de experiência.

Para procurar trabalho tem os sites de emprego muito usados e muito fortes na Itália. Assim, faça um currículo no modelo europeu, que servirá, inclusive, para outros países da União Europeia caso você tenha interesse.

Fonte: Jornal Contábil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.