Assessoria contábil pode auxiliar empresas a obterem financiamentos

beautiful business owner smiling making eye contact while working her office desk her online startup company

Entre as medidas urgentes destinadas a empresários em busca de recursos para diminuir os impactos econômicos causados pela covid-19, está o novo Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). A iniciativa oferece capital de giro com taxas de juros e prazos de pagamento atrativos, além de carência de 11 meses para começar a pagar. Igualmente, o programa permite que empresários bem planejados utilizem os recursos adquiridos para investimentos estratégicos, como aquisição de maquinário, realização de reformas, pagamento de salários, quitação de contas de água, luz, aluguel, compra de matérias-primas e mercadorias. É considerado uma injeção financeira para manter a sustentabilidade das empresas.

Contudo, para aproveitar ao máximo os benefícios do Pronampe, a contratação de uma Assessoria Contábil experiente por parte do empresariado é fundamental para auxiliar empreendedores, fornecendo informações precisas e orientações estratégicas para que possam ter acesso ao crédito de forma adequada e obter a aprovação necessária.

O Pronampe está diretamente ligado à comprovação de faturamento, que é respaldado pelas informações contábeis e tributárias fornecidas pela empresa. Companhias com mais de 12 meses de atividade têm o direito de solicitar empréstimos de até 30% da receita anual bruta registrada em 2022. Já as sociedades com menos de um ano de atuação, têm a possibilidade de obter empréstimos de até 50% do capital social ou 30% da média de faturamento mensal desde o início das operações.

Desta forma, é válido considerar a importância de uma assessoria como ferramenta gerencial para auxiliar os gestores na tomada de decisões estratégicas. A exigência do Pronampe apenas reforça esse papel fundamental da contabilidade, pois é por meio da análise minuciosa da situação patrimonial da empresa que os gestores podem avaliar a necessidade e a viabilidade de adquirir um empréstimo.

Fonte: Portal Diário do Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *