Conheça as principais tendências para a área de contabilidade em 2022

Atualmente, tudo muda de forma acelerada e, na área contábil, não é diferente. Por isso, é importante estar atento aos cenários e às novidades que podem fortalecer seu posicionamento. Estabelecer um planejamento estratégico com antecedência é fundamental para se manter em um mercado cada vez mais competitivo. Desta forma, confira três tendências para área de contabilidade em 2022.

  • Tecnologia como aliada – favorece a produtividade e possibilita uma atuação menos burocrática, abrindo espaço para um atendimento ainda mais personalizado aos clientes. Para o futuro, a tecnologia será indispensável. Entretanto, no mercado, ainda existe a crença que softwares poderão substituir profissionais, o eu não é verdade.
  • Consultoria estratégica em alta – empresas de sucesso contam com uma boa gestão contábil. Afinal, contabilidade não é só fazer contas. Planejar e aconselhar sobre tomada de decisões, investimentos e passos para o crescimento já faz parte do papel da gestão contábil. Portanto, no futuro, com uma atuação mais estratégica, os contadores deverão estar ainda mais aptos para prestarem consultoria sobre o cenário econômico e os modelos de negócios.
  • Habilidades mais demandadas – domínio da automação de processos, conhecimento em sistema ERP (em português, sistema de gestão integrado), business intelligence (BI), que é a prática de análise empresarial por visualização de dados que apoia a tomada de decisões, além da constante atualização sobre novas normas contábeis. Já sobre os aspectos comportamentais, como tendência estará o aperfeiçoamento da habilidade em comunicação para favorecer um relacionamento mais próximo com os clientes e a adaptabilidade para realizar atendimentos multicanais, como exemplo, em redes sociais, chatbots e videoconferência.

Fonte: Jornal Contábil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *