Contabilidade Digital x Contabilidade Online: saiba a diferença!

Embora a tecnologia não seja um fator incomum na rotina de um contador, a verdade é que ainda há muitos profissionais que não exploram ao máximo as inovações disponíveis no mercado.

Contabilidade online

Quando falamos de contabilidade online, nos referimos ao serviço realizado a partir de um sistema tecnológico convencional. Basicamente, enquanto contador, o profissional utiliza para inserir informações sobre o cliente e executar os processos de contabilidade. Em geral, esse tipo sistema é bem simples e não oferece nenhuma personalização. Ou seja, traz pouquíssimos benefícios em termos de otimização de rotina ou de melhoria da experiência do seu cliente.

Por ser algo simples, a contabilidade online é um modelo que já foi utilizado por todo contador em algum momento da sua jornada. Como é limitada, ela acaba servindo mais como um suporte do que um diferencial.

Mas e a contabilidade digital?

A contabilidade digital, por sua vez, segue a ideia de melhoria contínua. Seu propósito é utilizar a inovação para desburocratizar a rotina dos processos contábeis e impulsionar a produtividade e a eficiência. O modelo de trabalho possibilita, por exemplo, armazenar e acessar informações mais completas dos clientes, a partir de soluções como software de gestão e sistema contábil, garantindo detalhada análise dos dados e construção coesa de planejamentos estratégicos.

Assim, a contabilidade digital tem no seu cerne o uso tecnológico para a melhoria dos serviços. A ideia é colocar em prática a automação de processos, com o profissional fazendo uso da tecnologia para resolver as mais diversas questões de contabilidade, como a assinatura de contratos, cálculos, entre outros.

Então, qual a diferença?

Com a contabilidade online é possível realizar diversos processos no dia a dia, porém esse modelo traz baixo retorno em termos de crescimento produtivo ou facilidade de execução. É mais como um suporte adicional.

Já a contabilidade digital consegue transformar a sua rotina do profissional. Por meio de inovações inteligentes, é capaz não só de otimizar as tarefas do dia, como também consegue diminuir os custos em várias frentes.

Com o uso de um Certificado Digital, por exemplo, o contador aumenta sua confiabilidade e realiza ações, como assinatura de contratos sem precisar sair, economizando com transporte e com todos os outros gastos inerentes a um deslocamento. Além disso, a contabilidade digital é interessante para o cliente, que passa a ter uma experiência completa em razão das ferramentas oferecidas pelo seu escritório.

Quais as vantagens práticas da contabilidade digital?

Informações em tempo real

Com as inovações trabalhadas dentro da contabilidade digital, o contador pode acessar dados dos clientes e do seu escritório com mais agilidade e de maneira instantânea. Com isso, garante uma análise mais eficaz, monitora de perto os processos diários, otimiza o planejamento estratégico e toma decisões importantes a qualquer momento.

Crescimento produtivo e estratégico

Ao automatizar tarefas e simplificar processos, o contador passará a executar as atividades em menos tempo e aumentará naturalmente sua produtividade. O resultado disso são planejamentos mais diretos e decisões tomadas com mais assertividade. Um crescimento gradativo da rotina de trabalho sem precisar de grandes gastos ou ideias mirabolantes.

Mais qualidade de atendimento

Conforme o contador cresce produtivamente e aproveita melhor o tempo de trabalho, automaticamente também passa a entregar um atendimento de mais qualidade aos clientes. Essa transformação no atendimento gera valor ao negócio, tornando seu escritório de contabilidade referência dentro do setor. Em tempos de redes sociais e internet em geral, corresponder às expectativas dos clientes faz toda diferença para projeção e lucro.

Agilidade no recebimento de dados contábeis

O recolhimento de dados dos clientes é uma das tarefas mais desgastantes para qualquer contador. Por mais que ele passe uma lista detalhada, sempre falta algum documento ou algo semelhante. Mas, na contabilidade digital essa dor de cabeça é resolvida.

Através de soluções como as plataformas online, o recebimento de dados passa a ser ágil para o contador e simples para o cliente. Isso, porque são ferramentas intuitivas e totalmente digitais. O cliente pode fazer todo o processo com calma, seguindo um passo a passo, com o contador recebendo todas as informações instantaneamente.

Planejamento mais efetivo

Trabalhando em uma rotina mais produtiva, com transmissão de dados em tempo real e maior qualidade no atendimento, a tendência é que os planejamentos do seu escritório passem a ser mais efetivos. Basicamente, o contador não perde mais tempo com refações ou análises longas e cansativas pu até mesmo erros. Com isso, seu planejamento passa a ser construído baseado em históricos mais eficientes, mantendo um padrão alto de qualidade e excelência de serviço. ‍

Fonte: Portal Crypto ID / Por Blog Soluti Responde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *