Contabilidade pública: saiba o que é

Qual o regime da contabilidade publica

A contabilidade é muito importante para uma empresa, independentemente do ramo em que ela atua. Assim como existe setor financeiro em instituições privadas, órgãos e repartições públicas também precisam desse departamento para administrar as entradas, despesas, pagamentos e outros custos.

A contabilidade pública envolve compra de insumos, pagamento aos fornecedores e funcionários e outras questões. É a partir dela que as entradas (caso venha a ter) e gastos podem ser registrados. Posteriormente, esses dados são compartilhados com a sociedade, prezando pela transparência.

A contabilidade pública tem como objetivo administrar o patrimônio público através do registro de fatos e atos contábeis. A diferença entre essa contabilidade e a que é realizada em empresas privadas é o foco de cada uma: enquanto a pública é voltada para melhoria da gestão, a privada se interessa mais pelos lucros. Por meio da análise contábil são gerados relatórios que promovem a transparência e a prestação de contas à sociedade. Um dos princípios da contabilidade pública é atender aos interesses e necessidades dos cidadãos de uma região.

De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC – TSP Estrutura Conceitual), os Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPGs) precisam apurar:

– A melhora ou a piora do órgão na prestação de serviços se comparado a exercícios anteriores;

– A situação atual dos recursos destinados a despesas futuras e as restrições para a uso desses recursos;

– A eficácia do órgão em atender à sociedade;

– As atualizações das cargas tributárias que possam recair sobre os contribuintes no futuro para efetuar o pagamento de serviços correntes.

Objetivos da contabilidade pública

A contabilidade pública permite manter o controle do patrimônio público, afinal ela se refere à administração direta e indireta, incluindo empresas públicas, órgãos do governo, autarquias, agências reguladoras e fundações. Basicamente, essa área controla o orçamento e sua execução, cuida do patrimônio, realiza registros contábeis, fornece informações atualizadas, incentiva o cumprimento da lei, entre outros pontos importantes para a sociedade.

Fonte: Portal Seu Crédito Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.