Este é o último mês para fazer a Declaração de Renda 2022

ir

O contribuinte tem até 31 de maio, impreterivelmente, para entregar sua Declaração de Renda 2022, ano-base 2021. Conforme salienta O Diretor Operacional da Fortus Group, o contador Evanir Aguiar dos Santos, quem não entregar é submetido a sanções, como pagamento de multa e suspensão do CPF.

A multa para quem não entregar a declaração dentro do prazo legal tem valor mínimo de R$ 165,74, aplicada quando não há existência de imposto devido. Já o valor máximo pode chegar a 20% do imposto devido. Porém alerta Aguiar, a suspensão do CPF pode gerar complicações. “Com CPF suspenso, a pessoa não pode abrir conta em banco, solicitar cartão de crédito ou mesmo prestar concurso público. Além disso, fica impedida de fazer Carteira de Trabalho, matrícula em faculdade e solicitar passaporte. Ou seja, entregar o IRPF em dia é fundamental”, afirma.

Aguiar observa ainda que se caso o contribuinte tenha errado algum dado ao preencher a Declaração de IR, é possível fazer uma retificação, ajustar as informações e reenviar a declaração. Na declaração retificadora, podem ser feitas todas as alterações e exclusões necessárias, mas precisa manter as informações corretas que já tinham sido declaradas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.