Pesquisa sinaliza que 98% do comércio varejista apresenta alguma dificuldade nas finanças

blog contabil

Com dados que mostram 98% dos entrevistados ter alguma dificuldade financeira, seja investir no negócio, separar as contas pessoais das do comércio ou adquirir crédito para investir na loja, estudo realizado pelo Compra Agora, plataforma B2B focada no varejo brasileiro, em parceria com o Instituto Locomotiva, dá conta ainda que 4 em cada 10 citam investir os ganhos no próprio negócio como principal dificuldade na organização financeira. No entanto, o estudo aponta também que 88% dos varejistas de comércios de bairro de pequeno e médio porte, se sentem otimistas em relação aos próximos 12 meses do seu negócio.

Dos que apontam alguma dificuldade financeira, as principais são: despesas (18%), gestão financeira (15%), concorrência (10%), precificação (7%), expansão (6%) e acesso a crédito (6%). Quanto ao planejamento financeiro, 3 em cada 10 pequenos varejos alimentares não contam com nenhuma reserva financeira, enquanto 45% têm reserva que garante apenas dois meses. Apenas 9% contam com reserva que garante de três a quatro meses.

Entre os temas mais citados pelos entrevistados estão investir os ganhos no próprio negócio por conta própria (40%), separar o dinheiro para as despesas do negócio por conta própria para as despesas pessoais (38%), precificar os produtos de forma adequada (37%) e conseguir crédito e empréstimo (36%). Em relação ao passado, 75% avaliam que o negócio teve um bom desempenho, 21% afirmam que ficou igual e 4%, que piorou.

Fonte: CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *