
Responsável pela saúde financeira de uma organização, seja ela pública, privada ou sem fins lucrativos, o contador não pode e não deve ser visto como um custo adicional ou desnecessário para as empresas. Sua responsabilidade é avaliar e resolver questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais de uma de pessoa física ou jurídica.
Uma das principais razões para procurar o serviço deste profissional é evitar erros e descobrir se a gestão da sua empresa está no caminho certo, tanto com relação à burocracia quanto para melhorar o aspecto financeiro. O contador é quem vai cuidar das obrigações de sua empresa, de maneira rápida e descomplicada, apontando soluções para o crescimento do seu negócio. Além de ter um papel importante para quem está iniciando a alavancar seu negócio, uma vez que os processos financeiros e contábeis são novidades para o empreendedor recém-formalizado.
As atribuições do contador ficam gradualmente distante daquele papel que domina o imaginário popular no meio empresarial: o do burocrata, gerador de guias, responsável pela parte chata do negócio. Entre as atividades nas quais o apoio técnico de um contabilista é fundamental estão:
Abertura e encerramento de empresas;
Escrituração fiscal;
Planejamento tributário;
Balanços, fluxos de caixas, controle de orçamentos;
Declaração de imposto de renda;
Assessoria financeira;
Diferença entre valor e preço.
O valor que um escritório de contabilidade irá agregar ao seu negócio pode ser decisivo não só para viabilizar oportunidades de crescimento como para a própria sobrevivência da sua empresa, principalmente, neste momento de instabilidade econômica em meio ao transcorrer da pandemia provocada pelo Coronavírus e, ainda, às vésperas das eleições para presidente. Embora a legislação brasileira não obriga o empresário ter um contador em sua equipe ou contratar um escritório de contabilidade, este profissional pode auxiliar em muito na organização da companhia e na diminuição dos riscos. Nessa relação, confiança é tudo. Assim, se for contratar um contador para sua empresa, é fundamental se atentar se ele tem o registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Fonte: Portal Contábeis